voltar para Notícias

Café e Cachaça: 15 Curiosidades Que Você Vai Adorar Saber

Café e cachaça: duas paixões nacionais mas muito pouco exploradas. Por isso, listamos 15 curiosidades que você vai adorar saber sobre esses dois produtos que dão fama ao Brasil mundo afora.

O Brasil é o maior exportador de café do mundo, e a cachaça, a segunda bebida mais consumida do país

Atualmente o Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e é um dos países mais consumidores da bebida, respondendo por um terço da produção mundial do grão, posto que detém há mais de 150 anos. A cada três xícaras de café servidas em todo o mundo, pelo menos uma tem grãos que saíram daqui.

O café surgiu na Etiópia, porém é o quinto país que mais produz o grão. Os tops 5 são: Brasil, Vietnã, Colômbia, Indonésia e por fim Etiópia.

Já a cachaça, é a segunda bebida mais consumida do País, perdendo apenas para a cerveja. O Brasil é o único país que pode produzir a bebida, já que por lei, a bebida é genuinamente brasileira e só pode ter o nome de cachaça, se obrigatoriamente for feita em solos brasileiros. Por isso, a cachaça é brasileira! Mas diferente do café, apenas 1% da sua produção é exportada.

Você sabia que o maior cafezal urbano do mundo está em SP?

O Instituto Biológico mantém o maior cafezal urbano do mundo. São cerca de 2.000 pés de café em uma área de 10 mil m², localizada na sede do instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

Todos os anos, entre maio e junho, o Instituto realiza o evento ‘Sabor da Colheita’. Um ato simbólico que marca o início da colheita do café no Estado. Nessa oportunidade, a comunidade é convidada a participar da colheita dos grãos cerejas e conhecer técnicas de produção.

Existe uma lei específica para a Caipirinha

caipirinha

A caipirinha só pode ser chamada de caipirinha, se os ingredientes obrigatoriamente forem: cachaça, limão e açúcar

Sabia que existe até regulamentação para a caipirinha? Sim, a bebida mais tradicional do Brasil faz parte do Decreto 6871/2009, que diz que caipirinha só pode ser considerada caipirinha, se for elaborada com cachaça, limão e açúcar. As variações do drink, se não levarem cachaça, devem levar outro nome. É o caso da caipiroska, caipisakê, caipifruta…

Cachaça e aguardente não são a mesma bebida

A cachaça só pode ser feita do caldo fermentado e destilado da cana-de-açúcar, e tem teor alcoólico entre 38% e 48%. Já a aguardente pode ser produzida com outra matéria-prima e o percentual de álcool na bebida pode ser maior: de 38% a 54%. Pinga, branquinha e caninha são alguns apelidos dados à cachaça. Por isso, toda cachaça pode ser considerada aguardente, mas nem toda aguardente pode ser chamada de cachaça.

O dia Mundial do Café não é Mundial

O dia mundial do Café (14 de abril) não é mundial, ele só é comemorado no Brasil. Já o Dia Internacional do Café, é no dia 1 de outubro. (14 de abril era realmente o dia internacional do café, mas a organização internacional do café, a OIC, mudou para 1 de outubro por motivos políticos). Já o Dia Nacional do Café comemora-se no dia 24 de maio.

Cachaça dá ressaca?

Já acordou mal no dia seguinte mesmo sem ter exagerado na dose? Tenha certeza que consumiu um produto de baixa qualidade. A Cachaça Wiba! explica que cachaça boa não dá ressaca, desde que beba com moderação e que seja diminuído os principais componentes químicos responsáveis por ela. E isso exige boas práticas de produção do produtor!

No processo de destilação da cachaça, aparece um sujeito chamado Aldeído, ele por exemplo, é um dos maiores responsáveis pela ressaca. Quanto maior sua quantidade, maior será seu mal-estar no dia seguinte. A Wiba! diminuiu sua concentração e de outros, como o furfural, responsável pelo hálito malcheiroso proveniente de bebidas com origens duvidosas, garantindo assim, uma experiência agradável do início ao fim.

O café dá gastrite?

Embora a cafeína aumente a secreção de ácido no estômago, sobretudo quando ele está vazio, não existe nenhuma comprovação científica que ele dê gastrite. O que acontece é que marcas de baixa qualidade misturavam grãos como: açaí, milho e impurezas como pau, pedra (!!!), torravam quase virar carvão e moíam. Então não é o café que faz mal, mas as impurezas junto com o grau elevado de tóxico presente em determinados cafés. Infelizmente, como quase em tudo nessa vida (isso vale também para as cachaças), o caro e o barato, estão quase sempre relacionado com a sua saúde.

O café é a bebida mais consumida do mundo.

café

O Brasil já atingiu o ranking de bebida mais consumida do mundo.

Sim, ele só perde para a água. Além disso, o Brasil já atingiu a marca de país que mais consumiu a bebida no mundo, tendo já superado até os Estados Unidos em 2014.

Atualmente quem ocupa o posto de país que mais consome o café no mundo é a Finlândia. Agora convenhamos, se você nunca saiu para tomar um café com um amigo ou esperou aquele pão de queijo quentinho só para tomar um café passado na hora, você não é brasileiro.

Estudos apontam que até o simples fato de sentir o cheiro do café deixa a pessoa mais alegre, principalmente pela manhã. Além disso o café ajuda na memória e promove dopamina.

Cachaça com mel não ajuda a curar gripes

Não há estudo científico que comprove que cachaça seja bom para gripe, embora existam relatos de que a bebida junto com mel e o limão tenha propriedades que aumentam a imunidade e diminuem a tosse. Não por acaso, a caipirinha teria sido criada durante a gripe espanhola, para acompanhar um remédio caseiro feito de mel, limão e alho, porém não funcionou.

Como escolher café no supermercado?

É sempre bom verificar se o café tem algum tipo de certificação. A Associação Brasileira da Indústria do Café, é muito rigorosa no selo de pureza da ABIC. Extra Forte significa torrei até queimar – é um pulo do gato da indústria. Um café forte não necessariamente é um café amargo. Fazendo uma analogia com a cachaça: o que é uma caipirinha forte? Muita cachaça para pouco suco de limão. Então um café forte é um café com muito pó para pouca água. Fuja dos extra-fortes e tradicionais, geralmente são os mais baratos. Imagina você fazer um suco de laranja, pegar 10 laranjas doces maduras e espremer uma laranja azeda no meio. O que acontece? Você estraga o suco, porque vai vir uma acidez indesejada. É a mesma coisa com o café. Muitos extrafortes e tradicionais têm muitos grãos verdes, por isso torram mais para dar uma mascarada no sabor.

Cachaça abre o apetite

Verdade. A bebida consome glicose do organismo, o que abre espaço para comida. A bebida aperitiva WIBA! Tropicália Ginger, por exemplo, funciona muito bem para servir antes de almoços/jantares. Com baixo teor alcoólico, além de estimular a vontade de comer, impulsiona o seu paladar para que você sinta os sabores de maneira mais intensa.

Comprar o café em grãos e moer é a melhor opção?

café

O grão do café é uma cápsula que segura sabores, óleos essenciais e aromas voláteis.

A vantagem do grão é que você consegue facilmente identificar se existe alguma impureza no meio. Além disso, o grão é uma cápsula que segura sabores, óleos essenciais e aromas muito voláteis. O café em pó, oxida muito rápido em contato com o ar. Já o café em grão, as chances do seu café manter todos os esses aromes e sabores são muito maiores do que já comprar ele moído. Hoje existem muitas variedades de preços de moedor. A indústria está se movimentando para realmente fazer um café solúvel de qualidade.

Igual o café, existem vários tipos de cachaças

Sabia que existem mais de 120 espécies de café? As mais comerciais são: arábica e canéfora. Estamos olhando apenas para duas! Porém, a mais conhecida e mais comercial ainda é a arábica. Quando falamos de cachaças, o negócio é mais ou menos parecido, existem dois tipos: a cachaça artesanal e a cachaça industrial. Além disso, só no Brasil, existem mais de 20 madeiras propícias para o seu envelhecimento. Os tipos de cachaças mais comuns são prata, ouro, premium, mas há também a extra premium e as reservas especiais.

O drink Irish Coffee é o 7º drink mais consumido do mundo

Esse drink clássico foi inventado na Irlanda (como o nome diz), em torno de 1943 e é feito com uma mistura de café forte e whisky irlandês. Tornou-se popular pela característica única de transformar uma bebida de café da manhã em uma bebida para aproveitar noites frias. A receita original do Irish Coffee leva café forte, whisky irlandês, açúcar mascavo e nata levemente batida. Porém, é possível fazer também com cachaça. Confira a releitura que preparamos para vocês:

Ingredientes:

30 a 40 ml de cachaça Wiba Blend de Carvalhos;
10 ml de xarope simples de açúcar (Dissolver partes iguais de açúcar e água e levar ao fogo até levantar fervura e o açúcar se dissolver por completo. A medida é 1/1, exemplo: encher um copo de dose de açúcar e encher o mesmo copo de dose com água);
60 ml de café expresso;
30 a 40 ml de creme de leite fresco;
1 colher de bar (bailarina) de açúcar.

Modo de preparo

Aqueça uma taça tipo Toddy para ajudar a manter a temperatura do seu hot drink por mais tempo. Em uma coqueteleira, bata o creme de leite com o açúcar até ficar encorpado. Ajuda se você colocar a “mola” do strainer dentro da coqueteleira, conforme mostra o vídeo. Na taça pré-aquecida, coloque a Wiba! Blend de Carvalhos, o xarope de açúcar, o café e misture. Delicadamente, despeje o creme de leite batido sobre o coquetel. Finalize com uma canela em pau bem longa para servir de mexedor (opcional).

Se você se gosta de fazer drinks (com e sem café), conheça esses 10 preparos deliciosos para experimentar em casa.

Saúde!

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *