voltar para Notícias

Cachaça e Aguardente: Você realmente sabe a diferença entre elas?

A diferença entre cachaça e aguardente não é um assunto habitual entre os brasileiros, já que as duas são conhecidas como se fossem uma só. Porém, ao contrário do que muitos pensam, elas têm suas diversidades.

Por ter processos de produção similares, ao longo dos anos, as pessoas costumam se confundir, até hoje, acreditando ser o mesmo destilado.

E aí, também já achou que se tratava da mesma bebida?  Então, continue o texto e veja as diferenças.

O que é cachaça?

diferença entre cachaça e aguardente

A diferença entre cachaça e aguardente se dá tanto pela origem da fermentação da destilação quanto pelo seu teor alcoólico. 

A cachaça é uma bebida originalmente brasileira, obtida apenas do mosto fermentado da cana-de-açúcar. Ela tem um teor alcoólico de 38% a 48%.

Caso essas especificações não sejam atendidas, a bebida não pode ser considerada cachaça, ou seja, ela se torna uma aguardente de cana-de-açúcar.

Com isso, se não usar a cana-de-açúcar, mas outro componente, como lichia por exemplo, deve ser chamada de aguardente de lichia. Por isso, toda cachaça pode ser considerada aguardente, mas nem toda aguardente pode ser chamada de cachaça.

Sempre se ouviu que ela tinha relação com os pingos da evaporação do melado da cana-de-açúcar, que caíam dos tetos do engenho onde os escravos trabalhavam. Mas isso não passa de folclore. Assim, a verdade é que o apelido “pinga”, veio porque o líquido “pingava” do alambique.

Segundo o historiador Muhne José Gomes da Silva, os escravos utilizavam os resíduos da cana-de-açúcar para amolecer a carne do porco do mato, uma espécie de porco selvagem chamado cachaço (macho) e cachaça (fêmea). Daí especula-se que a origem da cachaça tenha sido inspirada a partir deste momento. Outra hipótese, do castelhano, seria a “cachaza”, um vinho que era feito da borra da uva, semelhante a bagaceira, aguardente muito popular feito de uva em Portugal.

Existem vários tipos de cachaça, dentre elas:

• Prata: transparente;
• Ouro: envelhecida;
• P
remium: mínimo de um ano em barris;
• Super premium: mínimo de três anos em barris;
• R
eserva especial: envelhecida em barris com mix de madeiras ou armazenadas por muito tempo.

O que é aguardente?

Obtida a partir da fermentação de qualquer, fruta, cereal, tubérculo e inclusive, da cana-de-açúcar, a aguardente tem registros desde o Antigo Egito. Com certeza, você não sabia que a tequila se torna, então, uma aguardente da agave, e a cachaça, uma aguardente da cana-de-açúcar, não é mesmo?

No Brasil, existem variados tipos de aguardente, como a de banana e a de caju. Ela deve ter um teor alcoólico que varia de 38% a 54%, um valor mais elevado que a cachaça. 

Desde 1998, existe um museu da aguardente. O local conta com imenso acervo de garrafas devido ao amor pela bebida de um empresário pernambucano.

E a pinga, também tem diferença entre cachaça e aguardente?

A pinga nada mais é do que a cachaça. Lembra-se da história que se popularizou da cachaça, de que o melado da cana-de-açúcar evaporava e caía nas costas dos escravos? Justamente por isso, a denominaram de pinga.

Além desse apelido, ela tem muitos outros espalhados por todo o Brasil, como branquinha, um dos mais comuns.

Conseguiu perceber a diferença entre cachaça e aguardente? Com essa história, podemos ver como nosso Brasil é criativo com relação aos apelidos para as bebidas. 

Temos milhares de cachaças registradas no país, e muitas delas nem mesmo são conhecidas pela maioria das pessoas. Agora que você sabe que toda cachaça é aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça, que tal conhecer uma infinidade de opções de cachaças?

Um dos maiores prazeres da vida é comer e beber, e a sensação de tomar a melhor cachaça você encontra na loja da Wiba.

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *