voltar para Notícias

Cachaça é bom pra gripe? Entenda as origens dessa crença popular

cachaça é bom pra gripe?

Você provavelmente já ouviu alguém dizer por aí que cachaça é bom pra gripe. Apesar de ser uma crença popular bem antiga, tome cuidado! Afinal, não há comprovações científicas de que a cachaça cure a doença.

Mas saiba: essa crença tem uma origem muito bem definida. Séculos atrás, muitas pessoas usavam a cachaça para combater gripes.

Por isso, muitas pessoas ainda acreditam no seu poder de cura. Continue acompanhando e entenda o porquê!

Veja como surgiu a crença de que cachaça é bom pra gripe

cachaça é bom pra gripe?

Agora que você já sabe que a cachaça não combate a gripe, vamos falar sobre como surgiu essa ideia. No século passado, em 1918, o mundo vivia a pandemia da gripe espanhola.

Segundo historiadores, foi uma das epidemias mais letais da história humana.

Com a medicina pouco avançada, a população combatia os sintomas da doença com ajuda da medicina popular. Segundo informações do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), foi assim que possivelmente a caipirinha nasceu e popularizou-se. Dá para acreditar?

Isso porque a bebida foi usada como remédio para gripe espanhola, mas, segundo estudos, não funcionou. O xarope era feito com pedaços de limão com casca, mel e um pouco de cachaça. Algumas receitas também contavam com o alho.

Entretanto, hoje em dia, já sabemos que o mel e o limão, normalmente consumidos com a cachaça, têm propriedades que aumentam a imunidade e melhoram a tosse

Mas por que adicionar álcool ao remédio caseiro?

Muitas pessoas acreditavam que algumas bebidas alcoólicas tinham o poder de acelerar o processo de cura de certas doenças. Antes mesmo da gripe espanhola, o álcool já era usado nas famosas “garrafadas”. Você já ouviu falar delas? 

As “garrafadas” são combinações de cachaça com plantas medicinais. Elas são usadas para tratar diversas doenças, e são mais um exemplo do álcool fazendo parte da medicina popular, mesmo que a gente saiba que não é verdade que cachaça é bom pra gripe!

A importância de consumir cachaça de qualidade

Agora que já explicamos que cachaça não é remédio, vamos falar do consumo  em situações de lazer e entretenimento.  Devemos sempre nos preocupar com a qualidade das bebidas que ingerimos, principalmente para não cairmos em nenhuma cilada. Você sabia que a legislação brasileira define o que é cachaça?

Segundo documento produzido pelo governo do país, a cachaça é “denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a 20º C, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro (≤ 6g/L de açúcar)”.

Por isso, pesquise! Antes de consumir, descubra se a bebida atende às regulamentações do país, para você ingerir uma cachaça de qualidade e ingredientes de procedência.

Aqui na WiBA!, nossas cachaças são todas artesanais! Por serem produzidas em menor escala do que as industriais, é possível fracionar os líquidos bons dos ruins. Isso garante uma qualidade superior ao produto.

Ainda que não seja verdade que cachaça é bom pra gripe, a bebida ainda é nosso patrimônio cultural. Por isso, devemos valorizá-la. Veja 3 motivos para começar a usar cachaça em seus drinks!

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *