voltar para Notícias

Descubra os ingredientes “secretos” da Cachaça Envelhecida

Descobrir os ingredientes da cachaça envelhecida não é uma das tarefas mais fáceis, mas vai virar.

Primeiro você precisa entender que toda Cachaça envelhecida ou armazenada desde que seja artesanal, passa pelo mesmo processo de produção e usa a mesma matéria-prima: a cana-de-açúcar. Isso quer dizer que sem cana-de-açúcar não tem cachaça. E como em qualquer receita de sucesso, o passo-a-passo (moagem – fermentação – destilação- armazenamento/envelhecimento) precisa estar nos trinques para sair um produto de qualidade.


Sala de Degustação do Alambique da Cachaça WIBA!, localizado em Torre de Pedra, interior de São Paulo.

Como fazer cachaça?

O infográfico abaixo mostra as etapas de produção de uma cachaça artesanal. Você sabia que na sala de fermentação, é imprescindível o uso de luvas e máscaras, pois um espirro pode contaminar toda a produção da Safra? Por isso, as boas práticas de produção na elaboração de uma boa cachaça é muito importante.

Infográfico do Estadão

O que é cachaça envelhecida?

Por lei, a cachaça só é considerada envelhecida se pelo menos 50% dela ficar 1 ano em barris com capacidade mínima de 100 e máxima de 700 litros. Se o período de descanso for menor que um ano, trata-se de uma cachaça armazenada. Barris de primeiro uso (aqueles que nunca foram usados) conseguem entregar identidade à cachaça com maior facilidade, transferindo cor, sabor e aroma em poucos meses, é por isso que existem cachaças que ficam menos tempo em barris. Isso não significa que ela tenha qualidade inferior a uma cachaça envelhecida, apenas que o barril por ser novo, conseguiu fazer seu “trabalho” mais rápido.

Há também a possibilidade de fazer um Blend (misturar cachaças) que foi armazenado/envelhecido em diferentes barris ou nos mesmos barris, mas com tostas diferentes.

melhor cachaça
Cachaça Envelhecida: O nosso Blend de Carvalhos Premium envelhecido por 3 anos.

Com isso aprendemos que é possível variar diferentes tostas e barris para temperar uma Cachaça e é por alterar o produto final, que a madeira também pode ser considerada um ingrediente indispensável. Mas já avisamos: as possibilidades são inúmeras e os sabores surpreendentes. Vale a pena experimentar todas. Veja mais opções na Loja da Cachaça Wiba!.

Você já leu os ingredientes da Cachaça em um rótulo?

ingredientes da cachaça

Se já, sabe que a maior parte das vezes os ingredientes da cachaça estão assim: mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Se fôssemos interpretar ao pé da letra seria algo como: “após moer a cana-de-açúcar, seu caldo é decantado e filtrado. Depois é fermentado, ou seja, as leveduras em troca do açúcar da cana-de-açúcar liberam o álcool, formando o vinho. São os alambiques de cobre que irão separar os álcoois desejáveis dos indesejáveis, gerando assim a cachaça, que precisará descansar no inox ou nas madeiras durante um período”.

Esse exemplo reforça a ideia de que fazer cachaça está mais ligado a obedecer processos do que usar ingredientes, como por exemplo açúcar, baunilha e uma pitada de noz-moscada. Mesmo porque, utilizamos apenas os barris, para remetermos a esses sabores. É por isso que a madeira é o ingrediente secreto da cachaça! Com o seu envelhecimento, ela atribui aspectos sensoriais que remetem muito aos aromas e sabores que conhecemos popularmente.

Se você ainda tem dúvida do processo de produção artesanal, recomendamos ler esse texto aqui, caso contrário, vamos para a parte mágica, ou quase mágica!

Onde encontro os ingredientes secretos da Cachaça envelhecida?

Toda cachaça originalmente nasce branca, oriunda do processo de destilação. Como resultado, temos uma bebida transparente, como é o caso da WIBA! Branca, a tradicional “branquinha”. Mas o que faz cada cachaça ser diferente uma da outra se o processo de produção é o mesmo?

Os ingredientes “secretos” da cachaça são as madeiras! Elas têm a capacidade de alterar a qualidade físico-química e sensorial da bebida. Elas conseguem fornecer lembranças de ingredientes e nos transportar até eles sem que seja necessário utilizá-lo. Mágico, não? Uma madeira de carvalho americano por exemplo, pode trazer notas adocicadas, de baunilha, sem termos colocado se quer uma gota de açúcar ou baunilha na cachaça, apenas por deixarmos ela envelhecendo no barril, como é caso da nossa WIBA! Blend de Carvalhos Premium. E se você ainda tem dúvida ou receio de  fazer drinks com cachaça envelhecida ou armazenada pois acha que agrega muito sabor da madeira para o coquetel, saiba que os profissionais de bar vão exatamente atrás desse sabor, eles estudam as melhores combinações de todos os ingredientes para criar um drink equilibrado. Um bom exemplo de um drink utilizando o sabor da madeira da cachaça, é esse aqui.

Mapa de Aromas da Cachaça, auxilia degustadores na percepção dos aromas presentes em cachaças brancas ou envelhecidas. Criação de Aline Bortoletto e Felipe Jannuzzi.

Qual é a melhor madeira para envelhecer cachaça?

madeiras cachaça

A resposta é direta: simplesmente não existe. Ficará a critério do cliente escolher a sua preferida de acordo com o seu gosto Todas possuem seus diferenciais e suas pecualiridades. Aqui no Brasil, somos privilegiados, possuímos mais de 20 madeiras brasileiras para envelhecer cachaça. Entre as mais conhecidas estão: Amendoim, Araruva, Amburana, Ipê e Jequitibá. As madeiras são muitas vezes consideradas ingredientes “secretos” pois mesmo estando no rótulo, não temos muito conhecimento sobre suas capacidades de agregar aromas, sabores e cores.

Agora queremos saber, qual a sua madeira preferida?

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *