voltar para Notícias

Conheça o Maior Concurso de Cachaça do Brasil e sua Relevância

Qual o maior Concurso de Cachaça do Brasil? Você sabe? Vamos te contar!

Neste mês aconteceu um dos concursos mais importantes de vinhos e destilados do País, o 16º Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil 2018O evento tem a coordenação dos jornalistas Eduardo Viotti, do Brasil e Baudouin Havaux, da Bélgica. Segundo a organização este ano bateu o recorde de inscritos, ao total, 580, sendo mais de 300 inscrições de cachaças (olha a Cachaça superando o vinho!). Isso mostra um mercado aquecido e preparado para qualificar cada vez mais seus produtos. Os jurados são especialistas em vinhos e destilados, enólogos, jornalistas e formadores de opinião, que representam diferentes países, entre eles Alemanha, Bélgica e Brasil.

Entramos em contato com um dos jurados, a especialista em bebidas e pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), Aline Bortoletto, para saber sua opinião a respeito de concursos nacionais e sua importância para a indústria: “Concursos são muito bons para o mercado de forma geral, bons para os consumidores pois passam a conhecer as cachaças indicadas e bons para os produtores saberem se o que estão fazendo corresponde com os outros produtos do mercado. Como eu fui do júri, eu sei que o Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil é bem organizado, me simpatizei bastante com a técnica e com a metodologia que eles utilizam. Concursos são sim sempre muito válidos.”, comenta Aline, embora dizer não conhecer nenhum outro que tenha a grandeza do Concurso Mundial de Bruxelas.

Do portfólio da WIBA!, quem ganhou medalha de Ouro no 16º Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil 2018 foi a WIBA! Blend de Carvalhos Premium, uma cachaça envelhecida 3 anos em barris americanos, com notas baunilhadas e amadeiradas. Adquira já a sua clicando aqui

“Ter uma medalha é muito bom, é referência de que o produto foi testado e aprovado por alguém, mas não pode representar, meramente, o valor de uma marca ou ser sinônimo de qualidade”, comenta Wilson Barros, proprietário da WIBA!.

Embora estes eventos sejam importantes para divulgar cachaças e ajudar o consumidor na tomada de decisão, é sempre bom ficar de olho e verificar se a cachaça possui registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e alguma certificação análise físico-química atestada por uma instituição. Porque de uma forma geral, gosto ainda continua sendo particular e subjetivo, o que não podemos aceitar são empresas irregulares ou que estão fora dos parâmetros físico-químicos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.

A nossa sugestão é que você experimente o maior número de cachaças e crie suas próprias conclusões, afinal de contas, a melhor cachaça, ainda é aquela que encaixa no seu paladar.


Até onde sabemos, lá fora não existe nenhum concurso de cachaça específico, mas sim de destilados: Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, San Francisco Spirits, International Spirits Challenge (Londres), New York World Wine & Spirits… Entretanto o maior concurso de cachaça do mundo ainda é o Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, que acontece cada ano em um País diferente, e o melhor: sua medalha tem reconhecimento internacional, o que é bastante útil para quem deseja exportar.

Caso você tenha interesse em participar do Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, o Cachacier Mauricio Maia acaba de virar Embaixador do Brasil do evento, com a missão de levar aos produtores de cachaça toda a orientação sobre o concurso de forma efetiva e segura, abrindo as portas do mercado nacional e internacional.

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *