voltar para Notícias

Cachaça Brasileira: entenda por que ela é nosso patrimônio cultural

Quem nunca ouviu falar da famosa “cachaça brasileira”? Se você nasceu no Brasil, já está familiarizado com essa bebida, gostando ou não. Entretanto, você conhece a verdadeira história da cachaça?

Muita gente não sabe que a famosa bebida destilada da cana-de-açúcar só pode ser considerada cachaça quando é produzida em solo brasileiro. Neste texto, vamos apresentar diversas informações a respeito da cachaça.

Você vai conhecer a história da pinga e alguns dos seus tipos. Além disso, poderá entender como está o mercado estrangeiro da cachaça e porque devemos evitar falar “cachaça brasileira”.

cachaça brasileira

Entenda melhor a história da cachaça brasileira

Provavelmente, você conhece alguma história sobre o surgimento da cachaça. Entretanto, é possível que você tenha ouvido apenas um conto popular.

Os pesquisadores nunca chegaram a uma data exata, nem à maneira específica como a cachaça foi feita pela primeira vez. Os fatos que temos, porém, conseguem nos apresentar muito bem a história da cachaça.

Sabemos que ela surgiu no começo do século XVI, data que também corresponde ao início da exploração portuguesa em nossas terras. Além disso, trouxeram a cana da Europa para plantar no solo brasileiro e, depois, comercializá-la.

Assim, acredita-se que a primeira pinga tenha surgido no litoral nordestino, em algum dos primeiros engenhos. Entretanto, destaca-se as Feitorias de Itamaracá, no Pernambuco.

Atualmente, a cachaça é muito famosa, inclusive, faz sucesso em outros países. Aqui no Brasil, em 2016, o Congresso Nacional decretou a cachaça como patrimônio histórico e cultural do país. Entretanto, em 2001 já existia um decreto que restringia a cachaça como um produto genuinamente brasileiro.

Essas informações, portanto, nos esclarecem que referir-se a essa bebida como “cachaça brasileira” é redundante, afinal, a cachaça só pode ser brasileira. Seria o mesmo equívoco dizer, por exemplo, Tequila do México ou Champanhe da França.

E, já que estamos falando da fama da cachaça mundo afora, vamos conhecer um pouco mais a respeito desse assunto?

A “cachaça brasileira no exterior

É interessante pensar que no mundo existem tantas bebidas alcóolicas, tantos destilados diferentes e, mesmo assim, nossa bebida consegue se destacar. De acordo com pesquisa apresentada no G1, a cachaça é o terceiro destilado mais consumido do mundo.

Na Europa, as pessoas são interessadas por nossa cultura, e a bebida brasileira, de dez anos pra cá, tem sido cada vez mais apreciada por lá. Por exemplo, na França, o mercado tem ganhado cada vez mais força, e entrou na lista dos países que mais consomem a cachaça, atrás de:

  1. Paraguai;

  2. Alemanha;

  3. Estados Unidos.

Para você ter uma ideia melhor da força da cachaça, os Estados Unidos, em 2013, reconheceu a cachaça como genuinamente brasileira. Antes deste reconhecimento a bebida era conhecida como Brazilian Rum.

Então, se algum dia você viajar a algum desses países, pode procurar por uma boa caipirinha de cachaça para tomar. O que acha?

Como brasileiro, você conhece quais são os tipos de cachaça? Abaixo, vamos mostrar alguns.

Conheça 3 tipos de cachaças brasileiras 

O universo da cachaça é enorme, e existem tipos de cachaças para todos os gostos. Veja 3 tipos famosos dessa bebida.

Cachaça branca

A cachaça branca é aquela que o líquido parece água potável: transparente. Mas o cheiro não engana, não é mesmo? Esta cachaça, após sair do alambique, passa pelo processo de homogeneização para acertar o seu teor alcoólico. Esta etapa dura cerca de 6 meses, então, depois disso, a cachaça é finalmente engarrafada.

A Cachaça Branca da Wiba ganhou medalha de prata no concurso de vinhos e destilados, sendo eleita como uma das melhores do Brasil. Se o seu intuito é preparar drinks, esse tipo é perfeito, porque é suave e combina muito bem com diferentes complementos.

Blend de Carvalho

Você já ouviu falar de alguma outra bebida que é blend? Esse nome significa que houve uma mistura de ingredientes. No caso da cachaça brasileira, um blend costuma ser a mistura entre as bebidas envelhecidas.

A Blend de Carvalho Premium da Wiba combina cachaças envelhecidas por três anos em barris de carvalho. Portanto, o sabor amadeirado, baunilhado e frutado é três vezes mais perceptível.

Senses Premium

Apreciador da bebida ou não, tomar uma cachaça brasileira premium é uma ótima ideia. Esse tipo também é armazenado por anos em barris de madeira que, em geral, costumam ser de carvalho, amburana e bálsamo.

A Wiba produz a Senses Premium, uma linha exclusiva com apenas 897 unidades. Ela é envelhecida por três anos em barris de carvalho americano e amburana. Aproveite para degustar enquanto dá tempo!

Por fim, podemos concluir o quanto a cachaça brasileira é querida aqui e mundo afora. E, pode falar, não dá orgulho saber que essa bebida é genuinamente nacional?

Melhor do que só falar sobre cachaça é bebê-la. Na loja da Wiba você encontra diferentes tipos da bebida, com alta qualidade, inclusive todas as que foram citadas neste texto.

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *