voltar para Notícias

Meio Ambiente e Sustentabilidade Dentro da Produção de Cachaça

meio ambiente e sustentabilidade

Conheça os Desafios de Cuidar do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Produção de Cachaça

No processo de produção de cachaça, a WIBA! enfrenta desafios ambientais significativos com o manejo dos resíduos, como o bagaço da cana e o vinhoto para preservar a sustentabilidade.

Neste conteúdo, exploraremos como a WIBA! adota medidas sustentáveis para lidar com esses resíduos, evitando danos ao meio ambiente e promovendo a sustentabilidade. Além disso, você vai descobrir como a marca se preocupa com a qualidade da bebida para proporcionar uma experiência mais “saudável” aos seus consumidores.

O Reaproveitamento do Bagaço e do Vinhoto

O processo de produção de cachaça gera dois subprodutos significativos: o bagaço da cana e o vinhoto. A WIBA! trata esses resíduos de forma responsável e eficiente, pensando no meio ambiente e sustentabilidade.

Parte do bagaço é utilizado como matéria-prima para a caldeira, gerando energia para substituir a eletricidade. Outra porção é transformada em adubo e alimento para o gado, contribuindo para a sustentabilidade da fazenda. O restante do bagaço é doado para fazendeiros locais, promovendo a economia circular e reduzindo o desperdício.

Já o vinhoto, o líquido resultante da destilação, passa por um cuidadoso processo de resfriamento em tanques subterrâneos e, posteriormente, é pulverizado no canavial. Como esse líquido que sobra depois do processo da destilação sai muito quente, com uma temperatura de aproximadamente 90 graus, se não houver a presença de um lugar para sua refrigeração, se jogado no meio ambiente, destruiria todo o lençol freático. Ou se existisse um rio por perto mataria todos os peixes certamente.

Por isso, essa prática que nós utilizamos garante que as boas matérias orgânicas do vinhoto sejam aproveitadas como fertilizante natural, evitando qualquer prejuízo ao solo ou aos rios, o que evidencia a preocupação da WIBA! com o meio ambiente e sustentabilidade.

Qualidade da cachaça: redução de componentes indesejados 

meio-ambiente-e-sustentabilidade-cachaça
Coluna de álcool usada especificamente para bidestilar a cabeça e a cauda da destilação, resultando em etanol.

Para garantir uma cachaça artesanal de alta qualidade e evitar ressacas, a WIBA! adota um processo seletivo durante a destilação. Apenas o líquido mais puro, conhecido como CORAÇÃO, é utilizado para a produção da cachaça. Os líquidos chamados de CABEÇA e CAUDA, que contêm alta concentração de aldeído (o grande vilão da ressaca) e furfural (responsável em dar aquele cheirão de cana no hálito), são destilados separadamente em outro “alambique” para produzir etanol, como esta coluna de álcool da imagem acima.

Esse etanol é, posteriormente, utilizado como combustível para abastecer os veículos da propriedade, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a diminuição da pegada de carbono da marca, mostrando o compromisso da WIBA! com o meio ambiente e sustentabilidade.

Meio Ambiente e Sustentabilidade como estratégia de negócio:

Através do olhar empreendedor e com foco no meio ambiente e sustentabilidade, a WIBA! entende que a sabedoria está em reconhecer que nada, ou quase nada, é desperdiçado, e que cada recurso pode encontrar múltiplos propósitos.

Assim como uma árvore não amadurece todos os frutos ao mesmo tempo, um alambique também não aproveita 100% de uma destilação, devido ao surgimento de álcoois prejudiciais à saúde. No entanto, a chave para o sucesso, que não deveria ser tão sigilosa assim, é a habilidade de reutilizar os resíduos menos nobres, concedendo-lhes um novo destino sustentável.

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *