voltar para Notícias

Diferença da Cachaça Artesanal vs Cachaça Industrial

Produtos e métodos diferentes.

Muito ainda se confunde sobre o universo da cachaça, principalmente quando o assunto é entender a diferença da cachaça artesanal da cachaça industrial. A ideia aqui não é menosprezar e nem discriminar qual é a melhor ou qual é a pior, apenas informar, de forma comparativa, o porquê devem ser tratadas diferente, já que possuem métodos de produção distintos.  

A cachaça artesanal é mais limitada

A produção cachaça industrial geralmente é produzida em grande escala e tem um custo relativo baixo, já a produção de cachaça artesanal geralmente é caracterizada por uma produção limitada, tornando os insumos mais escassos e consequentemente mais caros. Destaque para a sua produção que é pontual, ou seja, só se produz cachaça artesanal durante um período específico do ano.

A cachaça artesanal demora mais para ser feita

Devido a alta demanda, a cachaça industrial não pode perder tempo, precisa manter a sua fermentação ativa, ou seja, para que as leveduras consigam produzir o álcool, elas precisam do açúcar presente no caldo. Para que isso aconteça, a grande maioria das grandes industrias, utiliza–se de aditivos químicos para manter as bactérias enérgicas. Já a produção da cachaça artesanal se beneficia de leveduras naturais ou de leveduras selecionadas, tornando o processo mais lento.

A cachaça artesanal preza a fração dos líquidos bons vs ruins

A cachaça industrial é destilada em colunas de inox, continuamente, sem separação da cabeça e da cauda (começo e final do processo de destilação, conhecidos por apresentar substâncias que podem prejudicar a qualidade final do produto), já a cachaça artesanal, obrigatoriamente, deve ser destilada em alambiques de cobre. Usar o coração, a parte do meio da destilação (o líquido mais nobre) e descartar a cabeça e cauda, fica a critério do produtor.

A Cachaça WIBA!, só utiliza o “filé mignon” da cachaça, o coração, o restante é destilado em um alambique apropriado dando origem ao etanol, este então, utilizado para abastecer os veículos internos da propriedade, garantindo o aproveitamento dos recursos e um ciclo sustentável de produção.

A cachaça artesanal geralmente prefere não utilizar açúcar na composição

Ambas as cachaças, por lei, podem ter adição de açúcar até 6 g/L, expressos em sacarose, mas é uma prática regular das industriais incrementar suas cachaças adicionando açúcar. Já as cachaças artesanais, preferem armazenar seu líquido em diferentes madeiras para qualificar os aspectos sensoriais da bebida, como é o caso da Cachaça WIBA! Blend de Carvalhos Premium.

Não importa qual seja a sua preferida, as duas têm seus destaques e suas peculiaridades, basta escolher qual supre a sua necessidade.

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *