voltar para Notícias

Receita Moscow Mule: Da Original à Releitura Brasileira

drink moscow mule

O drink com espuma é a uma releitura do coquetel. A versão original leva apenas três ingredientes e não tem espuma.

A receita Moscow Mule muitas vezes confunde, pois existe a original e várias releituras dela. Confira abaixo a receita original do coquetel e como sugestão de preparo uma releitura fácil e deliciosa feita com Cachaça Wiba!.

Receita Original Moscow Mule vs Releitura (com espuma e cachaça)

Foi um bartender brasileiro que criou a versão com espuma, a versão original leva apenas três ingredientes.

Antes de mais nada, é preciso saber que hoje em dia existem inúmeras variações do coquetel por aí. Apesar disso, não é difícil as pessoas se confundirem com os ingredientes do drink e com o seu modo de preparo.

Ao contrário do que todo mundo pensa, o coquetel na sua versão clássica leva apenas três ingredientes: vodka, suco de limão, Ginger Beer e não tem espuma. A versão com a espuma, é única e exclusiva do Brasil e foi criação de um bartender brasileiro.

Em meados de 2009, o bartender Marcelo Serrano criou a espuma para substituir a Ginger Beer (apesar do nome parecer aquela cerveja tradicional que conhecemos, trata-se de um refrigerante de gengibre não alcoólico), que na época era muito difícil encontrar no mercado brasileiro.

A composição fez tanto sucesso que até hoje é um dos drinks mais pedidos nos estabelecimentos.

Moscow Mule que bebemos nos bares: é difícil fazer?

Depende! Um bartender provavelmente vai dizer que não. Porém, para quem não tem habilidade de bar muito provavelmente vai dizer que sim, já que o preparo do xarope de gengibre e a espuma do coquetel assustam muita gente, principalmente para quem não tem muita habilidade na cozinha ou digamos assim, paciência. Lembrando que a versão que é oferecida hoje nos estabelecimentos é uma variação do coquetel e não a sua versão clássica, ok? Por isso, vamos ensinar uma releitura do drink Moscow Mule com cachaça muito mais prática para você conseguir fazer aí na sua casa, e que não perde em nada para aquelas que são servidas nos bares e restaurantes.

Drink Moscow Mule Receita Original vs Releitura

Antes de tudo, o primeiro passo é saber quais são os ingredientes de ambas as receitas. Para facilitar, vamos dar algumas dicas de como fazer uma releitura com algumas substituições para facilitar o preparo. Em instantes, você já vai conseguir fazer o seu próprio “drink da canequinha’ e surpreender os seus amigos.

Moscow Mule Receita Original

60ml de Vodka
15ml de Suco de Limão
Ginger Beer para completar

Modo de preparo

Acrescente o gelo na caneca de cobre e deixe gelando por um tempo. Após isso, retire a agua da caneca formada pelo gelo. Coloque a vodka, o suco de limão e complete com a Ginger Beer. Para finalizar, dê uma leve mexida com uma colher.

Releitura do Moscow Mule com espuma (como é servido nos bares)

40 ml de Tropicália Ginger
30 ml de Wiba! Branca
20 ml de suco de limão
Sprite para completar (ou água com gás)
Acrescentar a espuma de gengibre

Modo de preparo

Coloque o gelo na coqueteleira, acrescente a Wiba! Tropicália Ginger, a Wiba! Branca e o suco de limão. Feche e faça o shaker até a coqueteleira ficar bem gelada. Coloque bastante gelo na caneca de cobre, faça a coagem da coqueteleira direto na caneca. Após isso complete com a Sprite e finalize com a espuma pronta de gengibre. Para terminar coloque um twiste de limão.

Por quê fazer a versão releitura?

A cachaça branca é igualmente satisfatória na substituição de coquetéis tradicionais feitos com vodka. Se você ainda tem dúvida sobre isso, confira 3 motivos para começar a usar cachaça em seus drinks.

Como substituição do xarope de gengibre do drink moscow mule, o ginger beer, nós usamos a Wiba! Tropicália Ginger, uma bebida mista à base de cachaça, gengibre, limão e açúcar, que é praticamente um “xarope” alcoólico pronto (isso facilitará muito o preparo). Sua composição possui os mesmos ingredientes que usaríamos caso fôssemos preparar o xarope, porém acrescido da cachaça e do limão, que também fazem parte dos ingredientes do drink na sua versão releitura.

Quer fazer seu próprio xarope de gengibre?

Basta descascar o gengibre, cortar em fatias finas e fazer o aquecimento dele com a água fervente e com o açúcar. Após a extração dos ingredientes variando a intensidade conforme o tempo de descanso, peneire e coloque em um recipiente de vidro apropriado.

A receita original, não vai espuma, porém nós usamos a espuma de gengibre pronta. Hoje no mercado existem algumas marcas. Basta dar um Google e achar qual atende melhor a sua preferência.

Quer fazer a sua própria espuma de gengibre?

Vale dizer, que existem várias receitas de espuma no mercado, algumas mais fáceis, outras mais difíceis. Contudo, para a maioria delas você vai precisar de um sifão/batedeira/mixer. O emulsificante, por exemplo, não é em qualquer lugar que você consegue encontrar. Já algumas receitas levam ovo, o que é um risco para quem não sabe mexer muito bem com o ingrediente. Ainda assim, há um jeito mais fácil de fazer a espuma: com o preparado de chantilly,  você encontra ele facilmente no supermercado e fica muito gostoso. Para isso você vai precisar de:

200 ml de preparado para Chantily
60ml de xarope de gengibre ou de Tropicália Ginger
4 col de gengibre ralado
½ col de raspa de casca de limão

Modo de preparo: Acrescente 200 ml do preparado de chantilly, 60 ml de xarope de gengibre e bata na batedeira convencional. Bata por aproximadamente 3 minutos, ou até chegar no ponto que não vire chantilly, mas que também não é líquido. Depois é só jogar o gengibre ralado, a casca de limão e bater mais 30 segundos.

Na prática – Vídeo Drink Moscow Mule

Qual versão é melhor?

Em síntese, ambas as versões têm a sua identidade preservada. Você vai perceber que ao mesmo tempo que o Moscow Mule é um drink cítrico, ele é levemente picante. E e isso você encontrará nas duas receitas.

O ponto forte da nossa releitura é que você só vai precisar comprar os ingredientes (Wiba! Branca, Wiba! Tropicália Ginger, Sprite ou Água com Gás, Limão e Espuma de Gengibre) uma única vez, e irá render aproximadamente 10 drinks. Por outro lado, escolhendo a versão original, os ingredientes serão mais simples, mas já avisamos: a apresentação pode ficar um pouco diferente dos que você já experimentou por aí.

Dessa forma, o único jeito é testar! Seja como for, no e-commerce da Wiba! você consegue comprar cachaças boas e adiantar uma parte dos ingredientes, mas claro, caso optar experimentar a nossa releitura. 😉

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *