voltar para Notícias

Cachaça boa: Veja quais são suas principais características

cachaça boa

Para encontrar uma cachaça boa, é preciso observar algumas características que garantem a experiência da degustação. Essa bebida tradicional do Brasil tem opções para diferentes gostos. No entanto, é importante saber diferenciar os seus atributos e identificar os ingredientes para escolher bem.

Nesse sentido, uma aguardente de qualidade proporciona sensação agradável ao paladar e não provoca ressaca. Além disso, ela aquece a garganta e o peito ao beber.

Para atender a esses critérios, precisa seguir certos padrões em sua produção. Quer descobrir como identificar uma boa cachaça? Confira, a seguir!

Como identificar uma cachaça boa?

Descubra, nas próximas linhas, como escolher a melhor cachaça e aproveitar toda a experiência que sua degustação pode proporcionar.

Pureza da cachaça

O primeiro ponto a ser observado é a pureza. Para isso, é interessante que seja servida em um copo transparente.

Assim, você pode verificar a existência de algum tipo de resíduo na bebida. Uma boa cachaça deve ser límpida e incolor, ou dourada, caso ela seja envelhecida.

Aroma

O aroma da bebida também é importante. Como seu teor alcoólico é alto, é comum que esse elemento seja muito presente ao olfato.

No entanto, na cachaça boa, essa experiência não é agressiva. Ao contrário, a sensação aromática é agradável. Também é possível perceber outros cheiros, como madeira, frutas, canela, baunilha etc.

Certificação de qualidade

Uma maneira confiável de saber se a cachaça é de qualidade é verificar se ela tem  algum laudo físico-químico de alguma instituição reconhecida no mercado, como o certificado de análise da ESALQ-USP ou o selo do Inmetro. Esse documento serve para garantir que a  produção seguiu normas, padrões e especificações técnicas. 

Com isso, também garante que ela é segura para o consumo. Isso porque:

• Descarta a presença de impurezas e aditivos;

• Garante que a rotulagem foi feita corretamente;

• Avalia se a quantidade de água respeita o limite.

Também é interessante averiguar os dados de registro de cachaças e aguardentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ele investiga os padrões de qualidade das bebidas produzidas no Brasil e protege os consumidores de práticas abusivas.

Sensação gustativa

Por fim, observar qual sensação a bebida provoca no paladar é o critério determinante para saber se ela é boa. Quando tem qualidade superior, causa um leve calor na boca, mas não interfere em seu sabor.

Além disso, a textura é aveludada e o gosto levemente adocicado. Para aproveitar mais a experiência, a dica é tomar em pequenos goles.

Como é produzida uma cachaça de qualidade?

A elaboração da cachaça artesanal é feita em alambiques de cobre, que  geralmente possuem uma capacidade de produção menor, mas o sabor é mais nobre. Além disso, pode ser envelhecida em diferentes madeiras para acentuar as suas características.

Dessa forma, o alambique aquece o caldo a ser destilado com o vapor da caldeira. O vapor entra em contato com uma serpentina, que está imersa em um tanque de água fria. Nesse processo, o vapor se condensa e passa para o estado líquido.

Por outro lado, a cachaça industrial é feita em coluna. Isso permite a produção em grande escala com menor custo, mas contém aditivos químicos e sabor menos agradável. Nesse caso, o envelhecimento é um recurso para disfarçar essas características.

Em suma, saber identificar uma cachaça boa é ótimo para melhorar as suas experiências com a bebida, seja você degustador, seja apreciador. Um bom rótulo carrega consigo o trabalho cuidadoso de profissionais que se empenham para que você aproveite esse momento da melhor forma.

Quer encontrar uma excelente cachaça para uma sensação inesquecível? Então, conheça o catálogo de cachaças Wiba.

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *