voltar para Notícias

3 motivos para começar a usar a cachaça em seus drinks

Cada vez mais os bares e restaurantes estão usando a cachaça em seus drinks e consequentemente o público do destilado está aumentando. Se você ainda está na dúvida se vale a pena investir em uma garrafa de cachaça em seus drinks, vamos te dar 3 bons motivos para você repensar sobre o assunto.

1. A cachaça é uma ótima substituta de drinks tradicionais feitos com Gin, Vodka e Whiskey

cachaça-em-seus-drinks-moscow-mule

Moscow Mule feito cachaça branca

Devido a sua capacidade de armazenamento em inox e envelhecimento em diferentes madeiras, a cachaça é um destilado muito versátil, portanto, é possível criar uma infinidade de drinks com ela, desde aqueles que já são amplamente conhecidos pela sua utilização até com as suas surpreendentes releituras, que variam entre drinks clássicos e contemporâneos.

Substituindo seu drink de Vodka por Cachaça Branca

Originalmente toda cachaça nasce branca, proveniente do processo de destilação e armazenamento nas dornas de aço inox. Como resultado, temos uma bebida transparente, a famosa “branquinha”.

Poucas pessoas sabem, mas muitas das vodkas que encontramos nos supermercados são fermentadas a partir do mosto da cana-de-açúcar e também destiladas em alambiques. O que difere um produto do outro é basicamente o número de destilações.

Dessa forma, a indústria da vodka utiliza-se da bidestilação/tridestilação/quadridestilação para eliminar qualquer odor ou gosto da cana-de-açúcar e/ou do álcool. Ou seja, as várias destilações do produto fazem com que ele perca suas características originais. Como resultado, temos uma bebida com baixa complexidade e com aspectos sensoriais poucos perceptíveis, propositalmente.

Já as cachaças brancas, em sua grande maioria, são destiladas apenas uma vez para preservar os seus aromas e os sabores, trazendo portanto, em outras palavras, muita personalidade para o drink. Experimente substituir a vodka do Moscow Mule por uma cachaça branca e veja a diferença.

Substiuindo seu drink de whiskey por Cachaça de Carvalho

Já as cachaças envelhecidas em madeiras, têm a capacidade de alterar a qualidade físico-química e sensorial da bebida. Elas conseguem fornecer lembranças de ingredientes, sem que seja necessário utilizá-lo. Uma madeira de carvalho americano por exemplo, pode trazer notas adocicadas, de baunilha – sem termos colocado se quer uma gota de açúcar ou baunilha na cachaça – apenas por deixarmos envelhecendo no barril apropriado.

Como os whiskeys bourbons são também envelhecidos em barris de carvalho americano,  não é difícil ouvir, que igualmente ambos os produtos possuem uma similaridade entre si. A diferença básica é que o whiskey é fermentando a partir de cereais e a cachaça sempre de cana-de-açúcar.

Dessa forma, a nossa sugestão é que você tire as suas próprias conclusões: procure fazer uma releitura do Manhattan, utilizando uma cachaça de carvalho e depois nos diga quais foram as suas impressões.

Substituindo seu drink de Gin por Cachaça de Amburana

Já uma madeira de Amburana por exemplo, devido as suas notas florais e de especiarias, podem facilmente substituir o Gin, conhecido pela sua infusão de botânicos.

Porém, uma cachaça não pode utilizar botânicos em sua infusão, pois se não vira outro produto, mas como dissemos anteriormente, o envelhecimento nesta madeira específica adquire notas muito interessantes para substituir o destilado. De sabor intenso, porém adocicado experimente fazer seu próximo Gin Tônica, substituindo o Gin por uma cachaça de amburana e veja a reação das pessoas.

Se você tem curiosidade em aprender mais sobre os diferentes tipos de envelhecimento de uma cachaça, você vai gostar desse conteúdo sobre cachaças envelhecidas.

É bom você saber: A caipirinha, por lei, só pode ser chamada de caipirinha se obrigatoriamente for feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Qualquer outra variação, que utilize outro destilado, deverá ter outro nome: caipiroska, caipirum, caipisakê…

 2. Cachaça e Brasilidade: Incentivar a indústria nacional 

 Assim também como a Tequila no México, os pastéis de Belém no bairro de Belém em Portugal e o Champagne na região de Champagne na França, o destilado derivado do mosto fermentado da cana-de-açúcar, a Cachaça, só pode ser chamada de Cachaça se obrigatoriamente for produzida no Brasil. Isso é lei:

“Art. 92. Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de trinta e oito a quarenta e oito por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro, expressos em sacarose.

A cachaça emprega muitos trabalhadores rurais e favorecem a economia do nosso País

A cachaça é um símbolo histórico do nosso País, inclusive de resistência. No século 19, os chamados barões do café, com ideais elitistas, fugindo do hábito rural e com uma identificação maior com os produtos e hábitos europeus, a nova elite brasileira rejeitava os produtos nacionais pois acreditavam que a cachaça não tinha valor e que era destinada a pessoas pobres, incultas e negras.

Estamos no século 21 e preferimos deixar a reflexão com vocês. Porém, é inegável dizer que há muito tempo a cachaça emprega muitos trabalhadores rurais, garantindo a sua permanência no campo e contribuindo com a economia nacional. Logo, se você tem vontade de ajudar um produtor artesanal, incentive-o! No e-commerce da Cachaça WIBA! existem várias opções de cachaças para você escolher a sua preferida.

3. A cachaça e os seus preços mais competitivos (incluindo drinks)

Sabemos que hoje em dia existem cachaças dos mais diversos gostos e bolsos. Porém também sabemos que a maioria dos produtos importados quando chegam no Brasil, devido a alta taxação de impostos acabam ficando mais caros se comparados com os produtos feitos aqui (não é uma regra).

Hoje em dia, definitivamente, temos excelentes opções do destilados que são muito melhores e mais baratos que diversos produtos importados. A dica de ouro para adquirir um produto com um melhor custo x benefício é sempre pesquisar preço vs qualidade antes de comprar uma cachaça! 😉

 

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *