voltar para Notícias

WIBA! Blend de Carvalhos Premium é 1º lugar no Ranking da Go’Where Gastronomia

Conheça a melhor cachaça do Brasil eleita pelo ranking da Go’Where Gastronomia

Sabemos que cada um tem seu gosto particular. Porém, rankings e concursos direcionados para o mercado de cachaça auxiliam – e muito – os consumidores nas tomadas de decisões. Principalmente por estarmos falando de um mercado com inúmeros rótulos de cachaça. Dessa maneira, se experimentaram e aprovaram, é um bom indicativo de qualidade. A opção é testar, às vezes pode ser a melhor cachaça para você também. Confira abaixo a matéria na íntegra e o Ranking de Cachaças da Go’Where Gastronomia. Aproveite também para conhecer um pouco mais a melhor cachaça eleita 1º lugar no ranking da revista.

Trate-a como quiser: branquinha, malvada, caninha, cangibrina, pinga… afinal, são infinitos seus epítetos. Em comum, uma verdade: poucos produtos são mais “a cara” do Brasil que a tradicional cachaça, bebida verde-amarela por excelência, não por coincidência, base da internacionalíssima Caipirinha. A boa notícia é que, em anos recentes, sua valorização surfa uma espiral ascendente.

Qual a melhor cachaça para você?

Mais produtores, mais rótulos de ótima qualidade, presença crescente em bares voltados à coquetelaria. O momento, de fato, é especial. Em meio ao atual “frenesi” em torno da coquetelaria (com o gim na dianteira), e do boom irreversível das cervejas especiais, só para citar dois recentes efeitos da, vá lá, “moda da gastronomia” no país, a cachaça está na ordem do dia. E ocupa seu merecido espaço.

“Nos últimos, 5, 10 anos, demos um salto enorme na qualidade da cachaça, e isso está se refletindo no mercado”, analisa o especialista Zeca Meirelles, diretor-proprietário da ProDrinks, de São Paulo, uma das mais importantes escolas de coquetelaria do país. “Estamos falando de produtores já estabelecidos e novos produtores fazendo cachaça cada vez com mais uso de tecnologia de ponta nos alambiques, utilizando laboratórios de análises químicas para aumentar a qualidade do produto, tomando cuidados especiais na fermentação, tendo acesso à importação de barris novos para envelhecimento.

Tudo isso está movimentando o setor, que vê aumentado o público consumidor da cachaça”, diz. Na outra ponta do processo, Meirelles concorda, estão os balcões dos bares. “O emprego da cachaça por uma nova geração de bartenders tem relação direta com esse sucesso, principalmente por desmitificar a bebida e, assim, atingir também o público feminino.”

Degustação às cegas

Go’Where Gastronomia reuniu em São Paulo um time de experts para uma degustação às cegas de caninhas premium das mais diferentes latitudes e procedências – literalmente, do Rio Grande do Sul ao Pará (incluindo São Paulo, Rio, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco…), fato que por si só exemplifica a robustez do mercado da bebida atualmente. Alguns destes rótulos, premiados nacional e internacionalmente. Foram degustados trinta rótulos, 25 deles com passagem pelas mais diferentes madeiras, e mais cinco cachaças “brancas”, ou prata.

Entre lançamentos, novidades e clássicos já estabelecidos, o critério, a “nota de corte”, era uma só: serem boas cachaças. Em nenhum momento a intenção foi apontar uma nova Ordem no segmento, ou estabelecer um novo ranking nacional. Apenas diagnosticar que a nossa “branquinha” vai bem, obrigado. De norte a sul.

O Ranking da melhor cachaça

melhor cachaça

Destaques para a WIBA! Blend de Carvalhos Premium ganhadora do 1º lugar no ranking e a WIBA! Senses, ganhadora do 5º lugar.

Os jurados

O palco do encontro foi o restaurante Casa DiPaolo, que incorporou à cidade o conceito da ótima comida da Serra Gaúcha. Entre os jurados, o já citado especialista Zeca Meirelles; o jornalista J. A. Dias Lopes, decano do jornalismo de gastronomia, publisher da revista “Gosto” e colunista do site da revista “Veja”; Derivan de Souza, o conceituado “Mestre Derivan”, nacionalmente reconhecido como o pioneiro da coquetelaria no país, com vários livros publicados; Luisa Saliba, proprietária do Rota do Acarajé, ultracharmoso bar em Santa Cecília, apontado como o atual detentor da melhor carta de cachaças da Paulicéia; a sommelier carioca Carla Vidal Fernandes, igualmente connaisseur de boas caninhas – ambas, Luiza e Carla, espelham o atual empoderamento feminino na cachaça, com mais e mais experts, blogs e confrarias surgindo a todo instante.

Por fim, completando o escrete de bambas, Rafael Welbert, titular das coqueteleiras do aclamado bar Balaio, grande vencedor (em 2017) da primeira edição do Concurso Nacional do Rabo de Galo (evento pioneiro idealizado, cite-se, por Mestre Derivan) – Welbert encampa perfeitamente a nova geração de bartenders interessados e comprometidos na promoção e divulgação da cachaça, incorporando-a em suas cartas de drinques autorais.

Cachaça Premium

Tanto a WIBA! Senses quanto a WIBA! Blend de Carvalhos Premium são daquelas cachaças que rapidamente irão entrar para a sua lista de preferidas.  Vejam que bate-papo gostoso rolou com o Oswaldo, proprietário da maior distribuidora de Cachaças do Brasil (Distribuidora Savana) e com o Eduardo, diretor comercial da Garrafaria Serra Negra, em que falam sobre a suas impressões sobre o mercado e sobre a bebida.

Fonte: Carlos Eduardo Oliveira | Go’Where Gastronomia | Especial de Aniversário

 

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *