voltar para Notícias

O que é Alambique – Entenda na prática | Cachaça WIBA!

A cachaça é um destilado que tanto pode ser produzida em alambique de cobre quanto em coluna. Nascida no Brasil, esta bebida de alta qualidade já ficou conhecida internacionalmente. As mais apreciadas, com certeza, são aquelas chamadas artesanais, ou seja, as produzidas em alambiques.

Mas o que é alambique? Independentemente de ser um aficcionado por cachaça ou um simples degustador, você está convidado para vir com a gente nesta descoberta.

O que é alambique? E o que cachaça tem a ver com panela de pressão?

Basicamente, alambique é um equipamento próprio para realizar a destilação e assim dar origem a cachaça artesanal. Para que isso aconteça, neste equipamento é colocado o caldo a ser destilado que é aquecido pelo vapor vindo de uma caldeira. Para facilitar, vamos associar o alambique a uma panela de pressão: com o fogo e a temperatura aquecida, o caldo esquenta e os vapores começam a subir. Ao subir na superfície, o vapor encontra uma serpentina mergulhada em tanque de água fria (equipamento de inox que fica entre os alambiques como mostra a foto abaixo), começando o processo de condensação, onde efetivamente transforma o vapor ao estado líquido, dando origem assim ao destilado.

alambique
O vapor ao subir encontra uma serpentina mergulhada em um tanque de água fria para começar assim o processo de condensação.

Aliás, existem alambiques de vários tamanhos e para vários propósitos diferentes. Desde grandes, destinados à comercialização, até alguns bem pequenos, destinados ao consumo próprio e de amigos.No entanto, é necessário ter conhecimentos técnicos para operá-los corretamente.

Também, o material, do qual o alambique é constituído, influenciará diretamente na qualidade do produto final. Logo, a cachaça artesanal deve ser destilada em alambique de cobre, o que ajuda em sua complexidade sensorial.

Mas qual a diferença entre a cachaça de alambique e a de coluna?

  • Cachaça de coluna:

Também conhecida como industrial, é produzida em larga escala. Por esse motivo, necessita acréscimo de sulfato de amônia ou antibióticos para manter sua fermentação. Portanto as colunas são de aço inox, isso interfere diretamente no sabor e qualidade do produto final. Não possui o corte de fracionamento, devido ao seu grande volume de produção, uma vez que isto se torna inviável. Como resultado, é comum o acréscimo de açúcar ao produto final nesse tipo de processo, para disfarçar qualquer traço desagradável no sabor. Ou ainda, amenizá-los com descanso em barris de madeira.

  • Cachaça de alambique:

Essa é a famosa cachaça artesanal, produzida geralmente em menor escala que a anterior. Assim, este tipo de destilação permite o corte de fracionamento, onde é possível, então, descartar a “cabeça” e a “cauda”. O que garante uma qualidade superior ao processo de coluna. Para entender melhor, entenda a diferença da cachaça artesanal vs industrial.

Suas principais característica são: sabor e aroma muito mais agradáveis e marcantes, devido ao cobre do recipiente. Sua fermentação, que é livre de aditivos químicos ou antibióticos.

Também envelhecem em barris de madeiras diversas. No entanto, nesse caso, o objetivo não é disfarçar o sabor e o aroma, mas acentuá-los.

Em suma, tanto o processo quanto a natureza dos ingredientes da cachaça artesanal servem para agregar sabor e qualidade. Como vimos, é um método minucioso e interessante.

Ficou curioso para conhecer o Alambique? Venha fazer uma visita!

Vamos adorar receber você, sua família e seus amigos.

Agende uma data e um horário através do e-mail: contato@cachacawiba.com.br

Comentários

Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *