voltar para Notícias

Drinks com cachaça: conheça 10 preparos para experimentar em casa

Se você gosta do destilado, certamente já tomou a tradicional caipirinha, uma das bebidas mais populares do Brasil. No entanto, sabia que existem outros drinks com cachaça, que é bastante versátil e agrada aos mais diversos paladares?

Além das variações da caipirinha (com mais de um tipo de limão, com frutas diversas ou mesmo na versão “Caipirinha Na Boca”), é possível usar a cachaça de forma criativa e inusitada. Os ingredientes utilizados nos novos drinks conseguem satisfazer até mesmo quem torce o nariz para a bebida.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra algumas receitas incríveis e saborosas de drinks com cachaça! Com certeza você irá se surpreender!

Antes de preparar os drinks com cachaça, conheça melhor as características da bebida

drinks com cachaça

“Nega Rosa” é uma mistura de cachaça, xarope de gengibre, limão e capim-santo. Confira o preparo desse drink logo abaixo.

Quem ainda acha que a cachaça é bebida de boteco, consumida apenas pura, muito se engana. Hoje, coquetéis que utilizam a bebida como ingrediente já fazem parte da carta de bares e restaurantes sofisticados, em posição de destaque. Os drinks com cachaça são comuns, especialmente, quando o local valoriza ingredientes nacionais.

Vários chefs renomados, como o Alex Atala, por exemplo, seguem essa linha de gastronomia em sua culinária. Assim, nada mais natural do que acompanhar pratos brasileiríssimos com a bebida mais popular do país.

Você sabia que existe uma regulamentação para a caipirinha? Pois é, a bebida mais tradicional do Brasil faz parte do Decreto 6871/2009, que diz que caipirinha só pode ser considerada caipirinha, se for elaborada com cachaça, limão e açúcar. #fikdik

Quais são os principais tipos de cachaça?

drinks com cachaça

Café e cupuaçu fazem da bebida um dos mais inusitados drinks com cachaça. Confira o preparo desse drink logo abaixo.

Para acertar no preparo do drink, também é preciso entender as variedades de cachaça disponíveis no mercado e suas características. Existem cachaças fabricadas em escala industrial e também bebidas artesanais, que são produzidas em alambiques de cobre.

Nos produtos de qualidade, como os da Wiba!, os fabricantes utilizam líquidos nobres, ou seja, apenas o filé mignon da cachaça, chamado de coração. Ao retirar a parte da composição conhecida como cabeça e cauda, os níveis de metais pesados e aldeído são reduzidos drasticamente.Tais substâncias, aliás, são as que fazem com que a pessoa tenha ressaca, mesmo consumindo o produto com moderação.

Além disso, há tipos diferentes de cachaça. A cachaça branca é um líquido transparente, que não é envelhecido em toneis de madeira ao longo de seu processo de fabricação, mas sim descansada ou armazenada em barris de inox. Nela, é possível perceber notas frescas de cana-de-açúcar.

Já as bebidas que descansam em carvalho geralmente têm tonalidade caramelizada e podem conter notas amadeiradas e baunilhadas (no caso do carvalho americano). De tom um pouco mais claro, se comparada à cor do carvalho, a cachaça de amburana (amburana é uma madeira brasileira), tem notas mais adocicadas e florais.

É possível consumir bebidas alcoólicas sem ter ressaca?

Essa é uma preocupação das pessoas que consomem bebidas alcoólicas, social ou habitualmente. Claro que o exagero pode causar diversos efeitos adversos, como o mal-estar no dia seguinte, ou seja, a conhecida ressaca.

No entanto, o consumo moderado não deve ser a razão das maiores preocupações. Para isso, manter a hidratação, com a ingestão adequada de água intercalando entre uma dose e outra, ainda continua sendo a melhor dica para evitar a ressaca. A alimentação saudável e a escolha de produtos de boa qualidade também fazem toda a diferença.

Assim, certamente podemos dizer que é possível sim consumir bebidas alcoólicas com segurança. Beber bem não quer dizer beber muito, mas sim saber aproveitar bebidas de boa qualidade. Se você quer saber, como a Wiba! fez para diminuir os principais componentes químicos responsáveis pela ressaca, clique aqui.

Confira 10 opções de drinks com cachaça para fazer em casa

drinks com cachaça

“Cariri”, simples e delicioso. Confira o preparo desse drink logo abaixo.

Depois de conhecer melhor os diferentes tipos de cachaça e saber que existem combinações criativas (e, muitas vezes, inusitadas) para o preparo da bebida, a sua curiosidade está aguçada, não é mesmo?

De fato, a bebida é bastante versátil. A cachaça pode ser servida de várias formas diferentes, inclusive harmonizando com alimentos específicos, desde petiscos e a tradicional feijoada, até alimentos mais delicados, como carnes brancas e frutos-do-mar.

Para equilibrar os sabores dos drinks, é importante saber dosar os alimentos doces, frutas e outros ingredientes aromáticos, para que o resultado seja harmonioso.

Na sequência, listamos 10 drinks com cachaça, que você pode preparar em casa, surpreendendo a sua família e amigos. Até mesmo as pessoas que evitam a bebida, seja pelo teor alcoólico elevado, seja por questões de paladar, vão gostar da novidade. Aproveite!

  1. Caipirinha, o mais tradicional drink com cachaça do Brasil

Claro que a nossa lista tem que começar pela mais famosa e popular bebida preparada com cachaça! Sua versão tradicional é elaborada com 1 dose de cachaça branca, 1 colher e meia de chá de açúcar, 1 limão e gelo a gosto.

O preparo convencional é feito com fatias em meia lua ou gomos de limão. Para isso, é importante retirar a parte branca, de modo a evitar o amargor. Outra dica para isso (e que também facilita a extração do suco) é deixar a casca da fruta virada para baixo ao macerar.

Para preparar, coloque o limão e o açúcar em um copo próprio e esprema com um socador, para retirar o sumo. Coloque pedras de gelo até quase encher o copo e adicione a cachaça. Mexa com uma colher e aproveite!

Porém, saiba que existem algumas variantes do drink, que são tão saborosas quanto a preparação tradicional. Como os preparos, normalmente, incluem frutas, em bares e restaurantes a bebida é conhecida como “caipifruta”. Nelas, são usadas misturas com uma ou mais frutas, além de polpas e outros ingredientes.

Conheça novos preparos e versões para a caipirinha tradicional

A versão conhecida como três limões leva limão-taiti, cravo e siciliano. Seu sabor fica levemente mais azedo e agrada ao paladar daqueles que preferem bebidas menos adocicadas;

A mistura de sucos de limão, tangerina e maracujá, com folhinhas de hortelã picadas na hora, rende um sabor incrível à caipirinha. Mas, lembre-se de que a dose de cachaça e açúcar deve ser proporcional à quantidade de frutas, para manter a qualidade do drink;

Além do suco de maracujá, a melancia e o gengibre também conferem sabores e aromas diferentes à caipirinha. A dica é macerar as frutas com o açúcar, adicionar uma porção pequena de gengibre fresco ralado e a cachaça. Para um sabor especial, adoce com mel ou melado;

Ao invés de usar o limão, amasse uma porção de morangos maduros com o açúcar e adicione a cachaça;

Já pensou em usar Yakult, uma bebida probiótica, para preparar a sua caipirinha? O ingrediente inusitado confere um sabor mais azedinho e a bebida pode ser incrementada com rodelas de limão e açúcar, conforme o seu paladar;

Frutas vermelhas, como morango, amoras e acerola, maceradas em açúcar, mel ou melado, também rendem um sabor incrível à caipirinha. Assim, após triturá-las, basta adicionar a quantidade proporcional de cachaça e gelo;

A ideia de uma caipirinha de banana parece exótica? Então, experimente bater a fruta e a cachaça no liquidificador, acrescentar o suco de um limão e gelo. Adoce conforme o seu paladar e descubra um sabor incrível!

    1. Nega Rosa, um drink com cachaça e gengibre

Esse inusitado drink com cachaça leva um xarope de gengibre na composição, o que lhe confere um sabor totalmente refrescante.

Para preparar, primeiro será necessário produzir o xarope de gengibre, com 250 gramas da raiz ralada, que deve ser fervida, até reduzir, em uma mistura de meio litro de água e um quilo de açúcar.

Depois de 24 horas, o xarope deve ser filtrado, para retirar as fibras do gengibre. O sabor já estará acentuado e a mistura pode ser misturada na proporção de 15 ml para cada 50 ml de cachaça.

Se não quiser fazer a preparação do xarope ou preferir usar uma bebida com esse sabor, vale a pena experimentar a Tropicália Ginger, da Wiba! que na sua composição, leva cachaça, gengibre, limão e açúcar, é praticamente um xarope mas sem dar trabalho.

Depois basta usar 50ml de suco de melancia, 50ml de cachaça, 50ml de chá de capim-santo concentrado, 40ml do xarope de gengibre ou da Tropicália Ginger e 15 ml de xarope de açúcar (ou uma colher de sobremesa e meia). Bata tudo na coqueteleira e coe. Para servir, o ideal é um usar um copo longo, adicionando ramos de capim-santo.

  1. Cachaça, limão e rapadura

A bebida é quase uma versão diferente da tradicional caipirinha, pois o que adoça, nesse preparo, é a rapadura. Para prepará-la, use 10 ml de suco de limão-siciliano e acrescente meio limão-taiti, cortado em cubos. Misture a rapadura ralada, gelo e mexa bem.

  1. Caju também faz parte dos tradicionais drinks com cachaça no Brasil

Para preparar, antes é preciso fazer uma compota com o caju. Corte 10 unidades da fruta em fatias finas e deixe de molho enquanto ferve 1 litro de água, e meio quilo de açúcar, mexendo sempre, até formar uma calda fina. Acrescente os cajus escorridos e deixe cozinhar até que fiquem macios. Reserve.

Para preparar o drink, misture 50 ml de cachaça, a mesma medida de suco concentrado de caju e 20 ml de suco de limão-taiti em uma coqueteleira. Misture bem, até ficar cremoso. Em um copo alto e cheio de gelo, coloque 20 ml da calda da compota de caju, em seguida o líquido da coqueteleira e mexa com uma colher bailarina.

  1. Cachaça com açaí e laranja

Para quem não gosta de bebidas doces, o uso de frutas como açaí e laranja confere um sabor especial (e azedinho) à cachaça. Para preparar, use duas colheres de sopa cheias de polpa de açaí, que pode ser comprada congelada, acrescente uma fatia de laranja e misture bem. Adicione gelo a gosto.

  1. Chá ou xarope de hibisco garantem um toque diferente neste drink com cachaça

O hibisco é uma planta medicinal, muito usada em fitoterápicos, com uso indicado em dietas de emagrecimento, controle de pressão arterial e combate à retenção de líquidos. Seu sabor um pouco amargo confere uma experiência sensorial distinta a quem degusta esse coquetel.

Para preparar, use 25 ml de chá concentrado ou de xarope de hibisco, meio limão-siciliano em pedaços e 50 ml de cachaça. Outra opção bastante saborosa é preparar o chá de hibisco (que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais), adoçar conforme seu paladar e congelar em formas de gelo. Depois, adicione os cubos à mistura de cachaça com limão. Sirva em copo longo.

  1. Cariri

Esse é para impressionar. E você só vai precisar de três ingredientes. Para o preparo, misture, em uma coqueteleira, 50 ml de cachaça, 30 ml de Cynar e 2 pitadas de angostura (bitter) de laranja. Os ingredientes devem estar bem gelados. Sirva em copo baixo, com gelo e decorado com uma fatia de laranja.

  1. Drink com cachaça e groselha

Popularmente conhecida como “bombeirinho”, a bebida é um clássico dos frequentadores de botecos. Para prepará-la, basta adicionar groselha, suco de limão e cachaça.

A receita tradicional diz que, para cada dose, são necessários 40 ml de cachaça, 5 ml de limão e groselha a gosto. O preparo não leva açúcar, uma vez que a groselha já é doce. Para servir, basta misturar os ingredientes e cubos de gelo.

  1. Cachaça com caldo de cana, ou “caipicana”

Misture as partes iguais de cachaça branca e de caldo de cana em. Se preferir adicione suco de limão ou de abacaxi. É muito saboroso!

A proporção ideal é de 50 ml de cachaça, a mesma quantidade de caldo de cana, 15 ml de suco de limão e uma colher de açúcar. Depois do preparo, vale adicionar gelo e alguns cubos de abacaxi congelados. Ao servir, decore o copo com uma fatia de limão.

  1. Café e cupuaçu fazem da bebida um dos mais inusitados drinks com cachaça

O preparo é inusitado, mas o sabor, incrível – especialmente para quem aprecia as duas bebidas (cachaça e café). Para fazer o drink é preciso usar 50 ml de cachaça e 40 ml de café coado.

Depois disso, é hora de preparar a polpa. A polpa do cupuaçu precisa ser reduzida, em fogo médio, mexendo constantemente. Usaremos 25 ml dela. Não é difícil achar em supermercado ou hortifruti o ingrediente, 100 gramas rende 50ml. Após essa etapa, adicione gelo em uma coqueteleira, a infusão com o café e cachaça,  25 ml de xarope de açúcar e a polpa. Bata tudo. Não é necessário coar o drink, fica a seu critério.

Quer descobrir mais opções de drinks com cachaça? Confira as opções abaixo!

Além das receitas já citadas, você quer conhecer ainda mais formas de preparo que utilizam a cachaça como protagonista? Descubra algumas receitas exclusivas na página da Wiba!, com diversos drinks com cachaça.

Entretanto, lembre-se que um cuidado fundamental, para todo consumidor de cachaça, é sempre se certificar sobre a qualidade do produto. Afinal, como explicamos, não é apenas o excesso da bebida que causa efeitos colaterais e pode colocar a sua saúde em risco. Se não houver qualidade, a cachaça, mesmo se consumida eventualmente, em doses seguras, pode causar efeitos indesejáveis.

Produtos com excesso de aldeído ou com presença de metais tóxicos causam a conhecida (e desagradável) ressaca. Assim, o desconforto acaba estragando o prazer de degustar seu drink.

Por essa razão, para garantir a segurança e o bem-estar após o consumo, é importante conhecer a procedência da bebida. Dessa forma, é possível saber o que você está ingerindo e ter certeza dos padrões adotados na fabricação e envase.

Enfim, depois de escolher a melhor cachaça, experimente também estes drinks exclusivos, preparados e testados pela nossa equipe de especialistas. Confira os detalhes e o modo de preparo de cada um deles e siga o Insta Wiba! para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Negroni ou Wibagroni?

Use 30 ml do  Blend de Carvalhos Premium da Wiba!, com 30 ml de vermouth rosso, 30 ml de campari e 4 gotas de angostura de laranja. Misture todos os ingredientes com gelo e decore o copo com uma rodela de laranja.

Wibanhattan

A releitura do drink clássico leva 50ml de Wiba! Blend de Carvalhos, 35ml de Vermouth tinto, 3 gotas de angostura e 1 cereja, que é mergulhada no copo, após os cubos de gelo.

Ginger Tônica, com Tropicália Ginger

Gengibre, limão e açúcar, além de água tônica: essa é a composição do drink leve e refrescante, ideal para dias quentes. A indicação é consumir a bebida bem gelada!

Chevette Turbo é mais um dos drinks com cachaça da Wiba!

Para o preparo, use 200 ml da cachaça Wiba! Tropicália Ginger, 1 caixinha (200 ml) de água de coco (previamente congelada, em cubos) e 1 envelope de suco em pó MID, sabor baunilha com limão. Misture os ingredientes e sirva.

Mojito Caribeño: nesta releitura, um dos mais refrescantes drinks com cachaça

Para esse drink, o ideal é usar uma cerveja Pale Ale e a cachaça envelhecida em barris de carvalho. Acrescente folhas de hortelã, açúcar, limão e gelo. Para fazer esse drink com cachaça, você só vai precisar assistir esse vídeo da receita.

Coquetel Blend de Carvalhos

Adicione à cachaça Wiba! o xarope de agave, bitter de laranja e suco de limão-siciliano. Prepare uma crosta de canela, cravo e açúcar em um pires e passe o copo nela, imediatamente antes de servir a bebida. Veja o passo a passo de como fazer esse drink delicioso.

Sobrou espumante? Confira um dos mais saborosos drinks com cachaça

Experimente adicionar em uma taça de vinho (previamente gelada) uma dose de 50 ml de cachaça Wiba! Tropicália Ginger, 50 ml de suco de tangerina e complete com o espumante.

A cachaça Wiba! Tropicália Ginger já é saborizada e levemente doce, o que confere um sabor especial ao seu drink! Veja como transformar o seu espumante em um drink delicioso.

Wiba! Blend de Carvalhos e xarope de anis

Para essa receita, a dica é, primeiramente, fazer o xarope de anis em casa. Use um copo de água, outro de açúcar e meio copo de flores de anis. Leve ao fogo até ferver e depois deixe esfriar, em um recipiente tampado. Descubra aqui como fazer essa receita com a Wiba! Blend de Carvalhos e preparar o xarope de anis de modo simples.

Para preparar o drink, use 30 ml desse xarope (o restante pode ser guardado em geladeira), pedaços de abacaxi, folhas de hortelã a gosto e 60 ml da Wiba! Blend de Carvalhos.

Cachaça com Mate e Abacaxi

Use 50 ml da cachaça Wiba! Blend de Carvalhos, 30 ml de licor de whisky, 30 ml de chá de erva-mate (pode ser o engarrafado ou a infusão feita em casa) e 30 ml de suco de abacaxi concentrado.

Para dar um toque especial e diferente à bebida, a dica é queimar um galhinho de alecrim e virar o copo sobre ele, antes de preparar a bebida.  Isso vai conferir um aroma defumado ao drink. Desperte a sua criatividade seguindo esse passo a passo de como usar cachaça com mate e abacaxi.

Coquetel com perfume de Absinto

Que tal um coquetel perfumado? O AshCocktail leva uma dose (30 ml) da Wiba! Blend de Carvalhos, mais 30 ml da aguardente Carvalheira Flor de Limão ou pode usar a nossa aguardente de lichia, uma porção de purê de morango com laranja e limão e 30 ml de xarope de Flor de Sabugueiro. O perfume vem de uma borrifada de Absinto.

Para preparar o purê, use 4 morangos, amassados com um pouco de suco de laranja e gotas de limão. Adicione um cubo de gelo grande no copo.

Abacaxi, xarope de coco e cachaça

Essa bebida refrescante leva 60 ml de cachaça branca Wiba!, 50 ml de suco de abacaxi sem açúcar, 30 ml de xarope de coco e 40 ml de creme de leite. Bata tudo em uma coqueteleira com gelo e coe no copo ou na taça em que for servir. Adicione mais cubos de gelo e aproveite! Ficou com vontade? Veja o melhor jeito de como preparar esse drink de cachaça, abacaxi e coco em uma taça que vai fazer toda a diferença.

Caipirinha na boca, um dos drinks com cachaça mais divertidos

Essa é uma experiência que a Wiba! recomenda fortemente. A ideia é montar a capirinha direto na boca. Para isso, é só passar a fruta de sua preferência no açúcar (ou sal), colocar na boca e tomar um shot de uma das cachaças Wiba!. A empresa oferece, inclusive, um kit pronto para esse preparo.

Que tal aprender mais sobre bebidas especiais e técnicas para o preparo de drinks com cachaça?

Com certeza, você aumentou o seu repertório de preparos e descobriu outras formas de consumir a cachaça, não é? A bebida é bastante democrática e, dependendo dos ingredientes adicionados, agrada quem prefere preparos adocicados, com frutas e muito gelo, ou drinks mais encorpados.

Entretanto, se quiser se aprimorar ainda mais, que tal participar de um curso de bartender online? O melhor de tudo é que, além de conhecer mais sobre a bebida e sua versatilidade, você também confere dicas de venda e aprende diferentes formas de consumo.

Por fim, para testar na prática os drinks com cachaça indicados, quem participa do curso ainda ganha 40% de desconto no e-commerce da Cachaça Wiba!

x

Fique por dentro das novidades!

Cadastre-se e receba 10% de desconto em sua primeira compra no site

  • Comentários

    Não encontramos nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *