Receita Mignon Suíno com Cachaça e Chutney de Banana
Em instantes você vai aprender a deliciosa receita de mignon suíno com cachaça e chutney de banana e uma forma inovadora de utilizar uns dos ingredientes mais consumidos no Brasil. Isso mesmo, na receita você poderá conferir que a WIBA! Amburana é capaz de expressar nuances de madeira e floral, valorizando ainda mais essa deliciosa composição. Neste caso, faz parte da marinada do filé mignon suíno que vem acompanhado por chutney de banana, uma preparação de origem indiana a base de frutas, especiarias, açúcar e vinagre. Para esse Dia das Mães, a dica é preparar essa receita de mignon suíno para ela. Topa se arriscar na cozinha com a gente? A gente promete que vai valer muito a pena!
Ingredientes
400 g mignon suíno
80 ml de cachaça de WIBA! Amburana
3 g de alecrim
3 gramas de tomilho limão
2 un de banana nanica
80 g de cebola roxa em cubos
5 g de pimenta dedo de moça picada
5 g de coentro
50 ml de vinagre de arroz
60 g de mel
50 ml de azeite de oliva
10 sachês de sal
1 g de pimenta preta moída
30 g de mostarda em grãos
3 g de cebolinha
O que você vai precisar
1 bowl ou vasilha média
1 panela média com tampa
1 colher ou espátula de silicone
1 panela média
1 frigideira média antiaderente
PASSO A PASSO
Desfolhe o alecrim, o tomilho e o coentro. Pique o alecrim, o tomilho e a cebolinha finamente e mantenha as folhas do coentro inteiras. Em um bowl, coloque os filés de mignon suíno, adicione 1/3 do azeite, 5 sachês de sal, o tomilho, o alecrim, metade da pimenta preta e a cachaça de amburana. Misture bem para temperar todos os lados dos filés e deixe marinar por aproximadamente 10 minutos.
Aqueça uma panela em fogo médio e aqueça metade do restante do azeite. Adicione a pimenta dedo de moça (aos poucos para adequar ao seu paladar), as folhas do coentro e a cebola roxa picada. Refogue por aproximadamente 2 minutos, ou até murchar.
Enquanto isso, descasque a banana e corte-a em rodelas de 1 cm de espessura. Adicione a banana na panela junto ao refogado e misture delicadamente por 1 minuto. Adicione o mel, mexendo de vez em quando até que o chutney fique caramelado, por cerca de 2 minutos. DICA: cuidado para não mexer demais, para a banana não virar purê.
Passados os 3 minutos, adicione o vinagre e mexa delicadamente para deglacear, ou seja, soltar os sabores do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a mostarda em grãos e 3 sachês, ou de acordo com seu paladar. Reserve na panela para mantê-lo aquecido. Seguindo a dica do chef, este é um bom momento para abrir um vinho.
Aqueça uma frigideira em fogo alto, adicione o restante do azeite e sele os medalhões por 4 minutos cada lado. Ao final do processo, apague o fogo, adicione a marinada e tampe a frigideira deixando no vapor por pelo menos, 3 minutos.
Monte uma base com o chutney de banana e disponha sobre ele os medalhões e o finalzinho de marinada da frigideira. Finalize com a cebolinha picada.
Se preferir, assista ao vídeo:
CHEF IGOR BLINSTRUB
CITRON GASTRONOMIA
Formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Igor inicia sua carreira na Enoteca Acqua Santa, passou pelo restaurante Tordesilhas ao lado da Chef e estudiosa da culinária brasileira Mara Salles. Atuou também no Restaurante Buttina, no Restaurante Rôti e há dez anos consolida um importante trabalho na casa de eventos Citron Gastronomia.
Fonte: https://www.cheftime.com.br/receita/mignon-suino-com-cachaca-de-amburana-e-chutney-de-banana
Deixe um comentário